Durante fase municipal do Joer, mais de 100 alunos se enfrentaram no xadrez em Cacoal - ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Durante fase municipal do Joer, mais de 100 alunos se enfrentaram no xadrez em Cacoal

10/05/2018 - [12:02] - Notícias

Desde o dia dois de maio, aproximadamente mil alunos, de 24 escolas de Cacoal, disputam a fase municipal dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer 2018.

Até o dia 18 de maio, 16 modalidades esportivas serão disputadas, entre elas o xadrez. Ao todo, 150 alunos se inscreveram para a modalidade que conta com quatro categorias masculinas e femininas e infantil e juvenil. Cada categoria contará com dois representantes para disputar a fase regional do Joer.

Durante a realização dos jogos, 56 tabuleiros foram montados para a disputa, que tem duração máxima de 40 minutos. Cada jogador tem o tempo total de 20 minutos para realizar todas as suas jogadas. A partida é cronometrada.

Para o coordenador de Xadrez da fase municipal do Joer, Rogério Kester, o jogo é um aliado no desenvolvimento das capacidades de cada aluno. “O jogo de xadrez ajuda os alunos a desenvolverem diversas habilidades como atenção, concentração, criação de estratégias e muitas outras, além de ser uma diversão”, explica o professor.

De acordo com o professor, o tempo de cada partida tem variado bastante durante os Jogos Escolares. “A partida pode durar no máximo 40 minutos, mas tem partida que acho que não durou 30 segundos. Teve início a rodada e logo em siga os alunos já levantaram. Foi um xeque-mate bem rápido”. Sobre a importância de cada peça no xadrez, o professor Rogério Kester enfatiza que “no xadrez há a possibilidade de muitas jogadas, depende de cada fase do jogo. É preciso desenvolver uma boa abertura, no meio do jogo é preciso fazer as trocas de peças, a parte tática, para sair com vantagem na final. O rei, lógico, é a peça principal, mas a peça mais valiosa é a dama, ela se movimenta mais, é a companheira do rei”, alerta o professor.

Fonte: JH

Comentários

Enviar Comentário

ASSFAPOM

Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Rua. José Camacho, 2222 - São João Bosco

Porto Velho - RO

(69) 9307-9449-9251-1063 - (69) 3214-7500

Presidente: Jesuino Boabaid

REDES SOCIAIS
Acompanhe nas redes sociais, a luta que travamos em favor de nossos associados.

Copyright © 2018 - ASSFAPOM - Todos os direitos reservados.

5Digital Comunicação